Nos últimos anos a Europa vem adotando medidas rigorosas para reduzir as emissões em veículos novos. Uma série de inovações, como por exemplo um tipo de diesel renovável fabricado a partir do óleo de cozinha usado, apresentado pela companhia americana Ford em sua linha Van Transit.
Nos últimos anos a Europa vem adotando medidas rigorosas para reduzir as emissões em veículos novos. Hoje são diversas marcas que fabricam carros elétricos e, em 2019 o Parlamento Europeu impôs mais uma meta de redução, o que representa um verdadeiro desafio à indústria. No entanto, estas restrições também fomentam uma série de inovações, como por exemplo um tipo de diesel renovável fabricado a partir do óleo de cozinha usado, apresentado pela companhia americana Ford em sua linha Van Transit.
Uma opção aos derivados de petróleo, o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) pode incluir óleo de cozinha usado, gordura animal, óleo de peixe e subprodutos de processos industriais em sua composição. Por usar hidrogênio no processo de produção, ele é limpo e tem vida útil mais longa que o biodiesel convencional, reduzindo em até 90% os gases de efeito estufa.
A iniciativa surgiu da constante procura por substituir os derivados de petróleo. Atualmente existem inúmeras empresas na Europa dedicadas à coleta de óleo de cozinha usado em restaurantes, indústrias e escolas, que trabalham em conjunto com o governo através do programa RecOil. Segundo Hans Schep – gerente geral de Veículos Comerciais da Ford Europa: “Permitir que nossas vans funcionem com combustível feito de resíduos, como óleo de cozinha usado, pode parecer absurdo, mas o HVO é, de fato, uma solução para os motoristas e frotistas ajudarem a melhorar a qualidade do ar para todos.”
0 comentários